Objetivos: Sensibilizar e capacitar os participantes para desenvolver e implantar os processos relacionados aos eventos de Segurança e Saúde no Trabalho – SST previstos no eSocial, em sua versão mais atual.
Será considerado o cenário atual de inserção do programa e suas perspectivas transformadoras para a Área de SST. Curso na modalidade teórico-prático.
Objetivos: Sensibilizar e capacitar os participantes para desenvolver e implantar os processos relacionados a prevenção e gestão do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário – NTEP e do Fator Acidentário de Prevenção – FAP com objetivo de encontrar inconsistências passíveis de contestação ou oportunidades econômicas.
O FAP é um índice aplicado sobre a Contribuição do Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa decorrente dos Riscos Ambientais do Trabalho (GIIL-RAT), cobrada dos empregadores por meio do Seguro Acidente de Trabalho (SAT). Quanto maior o número de acidentes e afastamentos por benefícios acidentários no histórico de uma empresa, maior o seu FAP. O índice reflete a aferição da acidentalidade nas empresas relativa aos dois anos imediatamente anteriores ao processamento.
Objetivos: reduzir os afastamentos da empresa de curto prazo (até 15 dias) e prevenir os de longo prazo (acima de 15 dias), através da regulamentação da entrega e recebimento de atestados, da redução do tempo de afastamento e eventuais agravamentos e/ou recidivas e da diminuição de encaminhamentos desnecessários para a previdência social (INSS) que podem impactar no Fator Acidentário de Prevenção (FAP).
Metodologia: Discussões, ideias, modelos, padrões, formulários, fluxogramas e processos para Segurança e Saúde no Trabalho, voltados para as temáticas e desafios atuais dos profissionais prevencionistas.
Curso realizado em parceria entre CENBRAP e oHS
Parametrização, personalização, treinamento e operação assistida para utilização de sistemas informatizados de Segurança e Saúde do Trabalho em especial a ferramenta SOC – Age Technology.